Produto muito antigo, peça quebrada, sem reposição disponível no mercado. Esta é uma situação em que não há alternativas para consertar o produto danificado. A não ser que se fabrique uma peça avulsa. Bem, essa é a especialidade da Protomak!
O projeto em questão é uma tampa para um “skimer” de piscina. Skimer é o dispositivo responsável por sugar folhas de árvores que caiam na piscina. É aquela abertura próxima a borda da piscina conectada à bomba de sucção, onde tudo o que estiver flutuando na superfiie da água é sugado e filtrado. Pois bem, esse dispositivo possui uma tampa na parte superior para que se possa retirar a cesta coletora onde as folhas e demais detritos ficam retidos. Por ficar constantemente exposta ao sol, o material se torna quebradiço com o tempo, e por consequencia acaba quebrando. O skimer do qual estamos falando foi instalado a mais de 15 anos por isso já estava bastante castigdo pelo tempo. Por acidente a pessoa que estava fazendo a manutenção da piscina pisou na peça, que acabou quebrando em varios pedaços (se a peça estivesse nova provavelmente não teria quebrado).
A imagem a esquerda mostra a peça danificada.
Como esperado, a peça de reposição não pode ser encontrada no mercado por ser muito antiga. Mas a Protomak deu um jeito nisso.
Escolhemos um material resistente e visualmente elegante: o acrílico. Redesenhamos a peça deixando-a mais robusta que a peça original. Acrescentamos desenhos de pedrinhas na parte superior (o que não influencia na funcionalidade ou resistência) para deixa-lá parecida com a peça original, e em seguida iniciamos a prototipagem da peça.
O resultado foi um protótipo preciso e bonito de uma peça que não se encontra no mercado.
Deixe uma resposta